sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jardins e iluminação

   Bom dia pessoal, tudo bom?
   Hoje vamos falar um pouco de algo bastante importante, a iluminação no jardim.
   De que adianta você ter uma maravilhoso jardim durante o dia se a noite ninguém o vê?
   Com a luz adequada, jardins e varandas ganham uma nova cara durante a noite, tão linda quanto se estivessem sob a luz do sol. Confira..


Românticas lanternas marroquinas desenham uma penumbra nesta pérgola forrada de sapatinho-de-judia. No inverno, com a acácia-mimosa em floração, o astral é ainda melhor. Para completar, spots de alumínio foram dispostos no chão com o foco voltado para a estrutura. Projeto da paisagista Patricia Perna.


A iluminação que se vê refletida na piscina desta casa no Tamboré, em São Paulo, é resultado dos spots maleáveis de alumínio. Eles focam o inhame preto e o pandano, que se encontram perto do muro que contorna a área. O projeto é da paisagista Caterina Poli, da Grama & Flor.

Majestosas palmeiras-garrafas delimitam a área da piscina, iluminadas por spots AR111 enterrados no solo. A medida valoriza os contornos das espécies de grande porte.
Espetos de aço inox guiam o visitante pelo corredor de helicônias, jasmins-do-cabo, árvores-do-viajante e agapantos.

  


   Além de um belo paisagismo, a área externa da casa precisa de um bom projeto de iluminação. Para o jardim ficar perfeito, a iluminação precisa de um projeto bem elaborado, valorizando os caminhos, cada tipo de planta, a fachada do imóvel e os objetos da área externa. A melhor forma de criar um ambiente bacana é combinar vários tipos de iluminação.


Confira aqui alguns conceitos de iluminação para você não ficar perdido na hora de montar o seu jardim! 

Iluminação focal: direcionada, possui a atenção para um ponto específico do jardim: arbustos, esculturas e centros de interesses.





Iluminação indireta: demarca levemente o jardim sem um foco de destaque; normalmente colocada por trás das plantas ou direcionadas para muros ou pisos.




Iluminação geral: ilumina amplamente o local, sem destacar nenhum ponto; percebe-se o jardim como um todo. Para cada efeito existem luminárias e lâmpadas específicas, como por exemplo:

Spot e projetores: são indicados para criar efeitos especiais, como o da iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado.





Postes: indicados para iluminar uma área de maneira geral. Porém, é recomendável que tenham mais de 1.80m de altura para não ofuscar as vistas das pessoas.



Balizadores e mini postes: ideais para iluminar caminhos e elementos baixos, como as forrações de um jardim. Normalmente o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. Também é viável que tenham menos de 1.10m de altura para não incomodar os olhos.




Arandelas: também chamadas de “varre paredes”, normalmente proporcionam uma iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. Estas luminárias devem ser específicas para as áreas externas: devem ter proteção contra sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.


Up Light: Feita por luminárias embutidas no solo. Muito utilizada para valorizar copas e os troncos de árvores com uma altura maior de 3 metros, ideal para jardins com palmeiras imperiais.


   As lâmpadas, normalmente, são determinadas na escolha das luminárias. Por exemplo: um refletor já possui especificado o tamanho da lâmpada, o encaixe da boquilha e a potência máxima de watts que suporta. No projeto de iluminação para jardim deve se levar em consideração a função do jardim à noite; a arquitetura do local e o projeto do jardim. Além disso, deve prever a capacidade da rede elétrica disponível, o que é feito através da consulta de um técnico em eletricidade. A instalação da iluminação no jardim é sempre de responsabilidade de eletricistas ou firmas que prestam esse tipo de serviço. Seja qual for a forma de iluminar jardins, a iluminação externa deve proporcionar segurança e beleza.

   Bacana não é? Espero gostem e possam aproveitar o máximo desse post.
   Até o próximo!

   Beijos

10 comentários:

  1. ALE vc é uma graça! ADOREI SEU BLOG e suas DICAS! Tenho um mini garden que merece uma bela iluminação! Super bj !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zildah, fico feliz que gostou! Desculpa a falta de tempo para atualizar mas jajá vou colocar mais novidades! Manda pra mim a foto do seu mini garden, quero ver ;)
    Apareça sempre bjão!

    Obs: vamos trocar idéias ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Alessandra.Sou consultor técnico na área de iluminação de LED. gostei do seu blog e das imagens. Quando precisar de produtos ou mesmo consultas sobre o assunto (iluminação de LED) estou disponível. joelconsultor54@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alê, amei seu blog, quanta riqueza de detalhe nas imagens e informações.
    Trabalho com led e a cada dia busco informaçôes para meus clientes, você me ajudou muito.
    Muito obrigada, por favor, não pare nunca de escrever e publicar;
    Se precisar de mim estarei à disposição.
    https://www.shoppingled.com.br/led-para-jardim/

    ResponderExcluir
  5. Alê, amei seu blog, quanta riqueza de detalhe nas imagens e informações.
    Trabalho com led e a cada dia busco informaçôes para meus clientes, você me ajudou muito.
    Muito obrigada, por favor, não pare nunca de escrever e publicar;
    Se precisar de mim estarei à disposição.
    https://www.shoppingled.com.br/led-para-jardim/

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que eu não dispenso no meu jardim, é o poste colonial que comprei já faz algum tempo, é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Muito top essa postagem de Jardim e Iluminação, realmente ficou nota 10. Eu vou indicar para meus amigos que querem comprar poste de jardim, prolongadores e outros itens adorei!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Adorei sua iluminação para jardim, não poderia ser melhor. Sabe me dizer onde eu compro esses postes e arandelas?

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa iluminação externa que você fez na sua casa, estava pensando em fazer algo parecido

    ResponderExcluir
  10. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir