sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jardins e iluminação

   Bom dia pessoal, tudo bom?
   Hoje vamos falar um pouco de algo bastante importante, a iluminação no jardim.
   De que adianta você ter uma maravilhoso jardim durante o dia se a noite ninguém o vê?
   Com a luz adequada, jardins e varandas ganham uma nova cara durante a noite, tão linda quanto se estivessem sob a luz do sol. Confira..


Românticas lanternas marroquinas desenham uma penumbra nesta pérgola forrada de sapatinho-de-judia. No inverno, com a acácia-mimosa em floração, o astral é ainda melhor. Para completar, spots de alumínio foram dispostos no chão com o foco voltado para a estrutura. Projeto da paisagista Patricia Perna.


A iluminação que se vê refletida na piscina desta casa no Tamboré, em São Paulo, é resultado dos spots maleáveis de alumínio. Eles focam o inhame preto e o pandano, que se encontram perto do muro que contorna a área. O projeto é da paisagista Caterina Poli, da Grama & Flor.

Majestosas palmeiras-garrafas delimitam a área da piscina, iluminadas por spots AR111 enterrados no solo. A medida valoriza os contornos das espécies de grande porte.
Espetos de aço inox guiam o visitante pelo corredor de helicônias, jasmins-do-cabo, árvores-do-viajante e agapantos.

  


   Além de um belo paisagismo, a área externa da casa precisa de um bom projeto de iluminação. Para o jardim ficar perfeito, a iluminação precisa de um projeto bem elaborado, valorizando os caminhos, cada tipo de planta, a fachada do imóvel e os objetos da área externa. A melhor forma de criar um ambiente bacana é combinar vários tipos de iluminação.


Confira aqui alguns conceitos de iluminação para você não ficar perdido na hora de montar o seu jardim! 

Iluminação focal: direcionada, possui a atenção para um ponto específico do jardim: arbustos, esculturas e centros de interesses.





Iluminação indireta: demarca levemente o jardim sem um foco de destaque; normalmente colocada por trás das plantas ou direcionadas para muros ou pisos.




Iluminação geral: ilumina amplamente o local, sem destacar nenhum ponto; percebe-se o jardim como um todo. Para cada efeito existem luminárias e lâmpadas específicas, como por exemplo:

Spot e projetores: são indicados para criar efeitos especiais, como o da iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado.





Postes: indicados para iluminar uma área de maneira geral. Porém, é recomendável que tenham mais de 1.80m de altura para não ofuscar as vistas das pessoas.



Balizadores e mini postes: ideais para iluminar caminhos e elementos baixos, como as forrações de um jardim. Normalmente o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. Também é viável que tenham menos de 1.10m de altura para não incomodar os olhos.




Arandelas: também chamadas de “varre paredes”, normalmente proporcionam uma iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. Estas luminárias devem ser específicas para as áreas externas: devem ter proteção contra sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.


Up Light: Feita por luminárias embutidas no solo. Muito utilizada para valorizar copas e os troncos de árvores com uma altura maior de 3 metros, ideal para jardins com palmeiras imperiais.


   As lâmpadas, normalmente, são determinadas na escolha das luminárias. Por exemplo: um refletor já possui especificado o tamanho da lâmpada, o encaixe da boquilha e a potência máxima de watts que suporta. No projeto de iluminação para jardim deve se levar em consideração a função do jardim à noite; a arquitetura do local e o projeto do jardim. Além disso, deve prever a capacidade da rede elétrica disponível, o que é feito através da consulta de um técnico em eletricidade. A instalação da iluminação no jardim é sempre de responsabilidade de eletricistas ou firmas que prestam esse tipo de serviço. Seja qual for a forma de iluminar jardins, a iluminação externa deve proporcionar segurança e beleza.

   Bacana não é? Espero gostem e possam aproveitar o máximo desse post.
   Até o próximo!

   Beijos

9 comentários:

  1. ALE vc é uma graça! ADOREI SEU BLOG e suas DICAS! Tenho um mini garden que merece uma bela iluminação! Super bj !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zildah, fico feliz que gostou! Desculpa a falta de tempo para atualizar mas jajá vou colocar mais novidades! Manda pra mim a foto do seu mini garden, quero ver ;)
    Apareça sempre bjão!

    Obs: vamos trocar idéias ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Alessandra.Sou consultor técnico na área de iluminação de LED. gostei do seu blog e das imagens. Quando precisar de produtos ou mesmo consultas sobre o assunto (iluminação de LED) estou disponível. joelconsultor54@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alê, amei seu blog, quanta riqueza de detalhe nas imagens e informações.
    Trabalho com led e a cada dia busco informaçôes para meus clientes, você me ajudou muito.
    Muito obrigada, por favor, não pare nunca de escrever e publicar;
    Se precisar de mim estarei à disposição.
    https://www.shoppingled.com.br/led-para-jardim/

    ResponderExcluir
  5. Alê, amei seu blog, quanta riqueza de detalhe nas imagens e informações.
    Trabalho com led e a cada dia busco informaçôes para meus clientes, você me ajudou muito.
    Muito obrigada, por favor, não pare nunca de escrever e publicar;
    Se precisar de mim estarei à disposição.
    https://www.shoppingled.com.br/led-para-jardim/

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que eu não dispenso no meu jardim, é o poste colonial que comprei já faz algum tempo, é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Muito top essa postagem de Jardim e Iluminação, realmente ficou nota 10. Eu vou indicar para meus amigos que querem comprar poste de jardim, prolongadores e outros itens adorei!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Adorei sua iluminação para jardim, não poderia ser melhor. Sabe me dizer onde eu compro esses postes e arandelas?

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa iluminação externa que você fez na sua casa, estava pensando em fazer algo parecido

    ResponderExcluir