quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Calculo da quantidade de terra para um aterro

   Olá pessoal, hoje vamos falar de algo bem interessante, o aterro para nivelamento de terreno.
   Vamos aprender como calcular a quantidade necessária de terra, para que niguém saia em desvantagem. 

                            C Á L C U L O  DA  Q U A N T I DAD E  D E  T E R R A:

    O cálculo da quantidade de terra para fazer o nivelamento de um terreno dependerá da topografia e da disponibilidade de matéria-prima dentro da própria área. Mas, antes de iniciar o trabalho, é preciso limpar toda a extensão do terreno, removendo a grama, raízes e qualquer vegetação ainda existente. Depois, deve-se avaliar a necessidade de projetar uma barreira no aterro, que pode ser um muro de arrimo. 10 m 30 m 10 m Guia Rua 1 m Área de corte de compensação. Nos casos em que o terreno está acima do nível da rua, o primeiro passo é fazer um corte de compensação. A terra é retirada do ponto mais elevado do lote e colocada no ponto mais baixo. Assim, toda a área acaba ficando nivelada. Esse nivelamento pode estar ou não alinhado com a rua, dependendo do projeto. Se a terra do corte de compensação não for suficiente para fazer o aterro, será preciso adquiri-la (importar) de outros lugares ou jazidas. Se, por outro lado, o volume de corte for maior que o volume do aterro, a quantidade excedente de terra deverá ser descartada. Suponha que em um terreno de 10 m x 30 m, seja preciso nivelar a área a 1 m de altura a partir da guia (meio-fio). Nesse exemplo, a profundidade do terreno a ser nivelada é igual a 10 m. O cálculo do volume necessário de terra para o aterro é feito com base no cálculo do volume do triângulo: base x altura do triângulo x largura do terreno 2 10 m x 1 m x 10 m = 50 m3

A C R É S C I M O  E  C O M PA C TA Ç Ã O  D E  T E R R A
  
Exemplo: um lote de 10 m x 30 m, está abaixo do nível da rua, e a terra precisará ser importada. Como o material para o aterro não provém do próprio terreno, é necessário observar o tipo de terra a ser trazida das jazidas (mais arenosa ou mais argilosa), pois ela terá de ser compactada. Assim, adiciona-se ao volume calculado uma média de 30%, considerando-se o excesso como volume a ser compactado. 30 m x 4 m x 10 m = 600 m3 2 30% de 600 m3 = 30 x 600 = 180 m3 100 Resultado: Volume do solo solto = 600 m3 + 180 m3 = 780 m3 4 m 10 m Guia Rua Área de aterro Muro de arrimo 30 m. Nos casos em que a terra tenha que ser importada, ou seja, trazida de outro local, sempre se recomenda fazer uma análise do solo do terreno, pois ele influenciará no volume de terra necessário para o aterro.A porcentagem de 30% a ser adicionada é variável e dependerá do tipo de solo. Se for arenoso, menos denso, exige uma maior quantidade de solo. Se for argiloso,mais denso, exigirá menor quantidade de terra. IMPORTANTE Volume do solo compactado = Aumento de volume na área de empréstimo.


Saiba como calcular a quantidade correta de terra a ser usada em um aterro.

A área onde será realizado o aterro
Primeiramente, deve-se saber a área que será aterrada. Para calcular a área, multiplique a largura pelo comprimento do local onde será executado o aterro.
Exemplo:
Em um 
terreno de 5m de largura por 25m de comprimento, deve-se fazer 5x25 = 125m²
Se a área for "irregular", ou seja, com dimensões diferentes de frente, fundo e laterais, utilize uma média para obter a área aproximada.
Exemplo:

Em um terreno com 5m de frente e 7m de fundo, lado direito com 20m de comprimento e lado esquerdo com 27m de comprimento, deve-se fazer:
- Média da largura: 5m + 7m = 12m / 2 = 6m de largura média.
- Média de comprimento: 20m + 24m = 44m / 2 = 22m de comprimento médio.
Cálculo de área: 6m x 22m = 132m² aproximadamente.

A altura média do aterro

Se a área onde será executado o aterro é plana e nivelada e o mesmo também será plano e nivelado, conclui-se que a altura de aterro é fixa.
Caso a área onde será executado o aterro seja irregular e o aterro seja plano e nivelado, ou ainda, o contrário das condições citadas, deve-se calcular a altura média de aterro.

Exemplo:

Em um terreno em declive, onde na frente deve-se aterrar 1m e nos fundos deve-se aterrar 4m, a média seria a soma dos valores dividida pela metade, ou seja: 1m + 4m = 5m / 2 = 2,5m de altura média de aterro.

Empolamento, compactação e diminuição de volume

A terra em estado natural, após muitos anos de repouso, está em estado "compacto". Ao ser escavada, seu volume aumenta devido ao acréscimo de ar entre os grãos que a compõe, tornado-a "fofa e solta". À isto dá-se o nome de "Empolamento".

Quando realiza-se um aterro para criação de jardim
ou plantio, a terra é apenas depositada e espalhada no local. Neste caso, com a ação natural da água e outros fatores naturais, imagina-se que seu volume diminuirá entre 10~15% a curto e médio prazo.

No entanto, quando o aterro é realizado para construção civil, deve-se realizar um trabalho de compactação de solo, onde o volume diminui de 30 a 50% de acordo com o tipo de terra utilizado, logo após a compactação realizada juntamente com o aterro.

Considerando-se o uso e a necessidade ou não de compactação, deve-se levar em consideração a diminuição do volume na hora de solicitar o fornecimento de terra para um aterro e sempre adquirir
um volume excedente de terra.
Calculando a quantidade de terra para um aterro (volume)

Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto.
Exemplo:
Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação.
Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.
Pessoal, isso é resultado de algumas pesquisas, se alguém tiver mais dicas e experiências compartilhem, é sempre muito bem vindo!

16 comentários:

  1. Como que eu calculo aclive de 5% de um terreno de 50x20, quanto vai valer este 5%?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma área de 17ha e necessidade de cobrir a mesma com 30 centímetros de nova terra. Quanto será necessário e quantas carradas de 15 Ton irei utilizar?

    ResponderExcluir
  3. Preciso sabercomo calcular quanto aterro preciso pra aterar meu fundamento a casa tem 7m de largura por10de comprimento a altura do fundamento e de aprox 70cm

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma área de 48m preciso aterrar 50cm qual cálculo para saber a quantidade de aterro?

    ResponderExcluir
  5. Tenho um terreno de 10 de frente por 25 de fundo e mais ou menos 1 metro de aterro para ficar mais alto que a rua em uma área úmida quanto caminhão de terra de 7 metros vai nesse terreno?

    ResponderExcluir
  6. Preciso aterrar um terreno area total 250m ,o aterro tem que ser 60 cm de altura quanto metros de terra vai,?

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Tenho um terreno de 722m2 e preciso aterrar 30cm . Quantos metros de aterro pega???

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho uma casa para ser aterrada de 132 metros quadrados, e vou fazer 40 centímetro de aterro. Quantos metros de terra vou utilizar??

    ResponderExcluir
  10. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com o Sr. Benjamin Benjamin: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740

    ResponderExcluir
  11. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir
  13. Tenho um terreno de 800metros
    Preciso aterrar
    Altura de 1.20 altura
    Quantos caminhões de terra seria preciso

    ResponderExcluir
  14. Tenho um lote de 220 metros quadrado quero aterrar 20cm de fora a fora quanto seria que eu ia gastar de terra

    ResponderExcluir