segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Argamassa Polimérica

   Bom dia pessoal, hoje vamos falar dessa novidade no mercado de contrução civil que é a argamassa polimérica ou argamassa colante. 
   
 
   Argamassa polimérica ou Argamassa sintética refere-se a uma classe de produto substituto à argamassa convencional ou argamassa cimentícia normalmente constituída por cimento Portland, areia e água, podendo também conter vários outros aditivos. O termo também é coloquialmente utilizado para descrever argamassa cimentícias que contenham algum aditivo polimérico para melhorar seu desempenho ou alterar suas propriedades. A principal utilização da argamassa polimérica se dá no assentamento de tijolos ou blocos na construção de alvenarias (paredes) . Por necessitar de uma quantidade relativamente pequena de argamassa para unir os blocos ou tijolos, uma parede construída com argamassa polimérica apresenta juntas mais finas do que uma parede construída com argamassa convencional. Embora menos tradicional do que a argamassa cimentícia, a argamassa polimérica apresenta certas vantagens e já é utilizada em grande escala em todo o território do Brasil.

    História
   A primeira formulação de uma argamassa polimérica de que se tem notícia foi publicada em uma revista norte americana em 1981 e a tecnologia básica empregada na formulação química já existia na década de 1970. No entanto, esta categoria de produto foi pouco difundida no Brasil até março de 2011, quando uma argamassa polimérica chamada Massa DunDun foi lançada em uma das principais feiras do mercado de construção civil do Brasil (FEICON BATIMAT), gerando forte repercussão da mídia nacional.

   Características
   Uma das principais características da argamassa polimérica é que, ao contrário das argamassas convencionais, que são comercializadas em pó, a argamassa polimérica é comercializada em estado pastoso e pronto para a utilização, sem nem mesmo necessitar a adição de água. Outra importante característica é que a união entre os tijolos ou blocos se dá com uma quantidade de material muito menor do que a quantidade necessária com argamassas convencionais. Enquanto o assentamento de 1 m² de parede exige entre 17 Kg e 25 kg de argamassa cimentícia seca (antes de misturar a água) para blocos de concreto e entre 30 e 50 kgs para tijolos de 6 furos , a utilização de argamassa polimérica requer apenas 1,5 kg de produto (já no estado úmido).
   Por se tratar de um produto elastomérico, a argamassa polimérica também apresenta elevada flexibilidade, o que pode proporcionar vantagens estruturais ao sistema construtivo.


   Sustentabilidade
   Argamassas poliméricas têm um forte apelo ecológico por não conter em sua formulação os dois principais ingredientes da argamassa cimentícia, ambos prejudiciais ao meio ambiente:
  1. Cimento Portland:
    De acordo com o SNIC (Sindicato Nacional da Indústria de Cimento), a fabricação de 1 kg de cimento emite mais de 600 gramas de CO2 na atmosfera. Estas emissões se dão devido ao processo de decarbonificação das matérias primas e devido ao consumo de energia  necessário para chegar a temperaturas de até 1450 ºC no seu processo de fabricação. Estima-se que a indústria do cimento responde por aproximadamente 5% do total de CO2 emitido pelo homem.
  2. Areia de rios:
    Por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a argamassa polimérica contribui para diminuir a retirada deste material dos leitos de rios, evitando os problemas ambientais associados com esta prática.

   Composição Química
   A composição química de argamassas poliméricas pode variar significantemente, mas normalmente contém resinas sintéticas, cargas minerais e diversos aditivos como espessantes e estabilizantes. Diferenças de formulações, tipos, quantidades e qualidade de matérias primas utilizadas na formulação resultam em significantes diferenças de características mecânicas, desempenho estrutural e durabilidade entre as argamassas poliméricas atualmente existentes no mercado.


   A massa de assentamento pronta é um produto de última geração que representa a modernidade nos processos construtivos. Foi desenvolvida para proporcionar rapidez, limpeza total, agilidade e economia de até 30% em sua obra, sem falar que acaba com o desperdício de material e torna o trabalho de levantamento de paredes internas e externas muito mais fácil e descomplicado.
Descrição detalhada de um produto

   A argamassa pronta colante é revolucionaria enquanto um pedreiro na alvenaria normal assenta 600 tijolos dia com a argamassa colante ele pode atingir até 3.000 dia e 30% de economia da alvenaria tradicional.

   Há embalanges de 25 kls, não precisa adicionar água ou outro produto qualquer, já vem pronta para uso.
   Rendimento 2 kg por metro quadrado uma embalagem da para 13,50mt2
   A economia esta em um só acentador de blocos consegue sem ajuda de Auxiliar, ajudante de pedreiro. só isto daria uma economia fantastica e o mais importante obra limpa e seca sem água, areia, cimento.
  


Achei super interessante, se alguém tiver alguma experiência com esse tipo de argamassa seria legal compartilhar com agente!

Espero que gostem!

18 comentários:

  1. Com essa argamassa qualquer um levanta um muro! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom né Zildah, ficou simples, prático e limpo ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra, tudo bem?

    Estou construindo muros em casa (muros laterais e fechamento da frente) e o pedreiro que contratei está utilizando argamassa polimérica. Fui resistente em aceitar antes de fechar o serviço com ele mas pesquisei um pouco e acabei fechando. Confesso que ainda estou com um pouco de medo porque estou procurando informações mais específicas na internet sobre essa argamassa e não estou encontrando.

    Nas pesquisas que estou fazendo no Google acabei encontrando seu blog com essa matéria apresentando esse tipo de argamassa e alguns de seus benefícios, porém não consegui encontrar até agora algumas informações como por exemplo durabilidade e resistência das paredes erguidas com esse produto para sustentar telhado (pretendo cobrir a garagem de casa futuramente) e preços do produto e mão de obra (sei que é mais barato porém não consegui encontrar nenhuma referência para tentar negociar um preço melhor).

    Se puder me ajudar com essas questões ficarei muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Khouri, ligue para a empresa fabricante da argamassa dundun, são pioneiros, podem te ajudar a esclarecer.

      Excluir
  4. Desculpe Ana Carolina, mas as massas Dun DUn não são as pioneiras, muito pelo contrário, eles compravam de um outro fabricante e embalavam para eles, mas por motivos de contrato, não posse revelar a empresa que embalava pra eles. Conheça as massas Mixfort e surpreenda-se.

    ResponderExcluir
  5. Sou uma empresa que fabrica a argamassa polimérica.
    PRODUTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL.

    ARGAMASSA POLIMÉRICA PROPORCIONA: acima de 20% ECONOMIA NO MATERIAL, DE 3 A 4 VEZES MAIS RÁPIDO O ASSENTAMENTO DE TIJOLOS E BLOCOS.
    SÃO DE 2 A 3,5Kg POR m², DEPENDENDO DAS DIMENSÕES DOS TIJOLOS/BLOCOS.

    A ARGAMASSA POLIMÉRICA JÁ VEM PRONTA PARA USO, NÃO NECESSITA NEM MESMO ADICIONAR ÁGUA. COM TODA FACILIDADE E PRATICIDADE, SEM SUJEIRA, SEM ENERGIA DE BETONEIRA E SEM DESPERDÍCIO.

    Veja algumas de nossas obras sendo executadas com argamassa polimérica
    http://youtu.be/pL23o78VD7A

    Argamassa polimérica
    http://youtu.be/tuf-al1zeFY
    Blocos de concreto
    http://youtu.be/Hy9075P5o2A
    Assentamento 3 Vezes mais rápido
    http://youtu.be/ClI44Yr1tQM

    CURA E SECAGEM BEM PARECIDA COM A MASSA CONVENCIONA, 2 HORAS UMA BOA SECAGEM, DE 24 A 72 HORAS CURA TOTAL.

    PESO ESTRUTURAL- ENQUANTO COM A MASSA TRADICIONAL CONSOME-SE ACIMA DE 38Kg POR m², com A ARGAMASSA POLIMÉRICA SÃO POUCO MAIS DE 2Kg por m². PARA OS TIJOLOS CERÂMICOS DE 6 OU 8 FUROS SÃO EM MEDIA UMA TONELADA A MENOS DE SOBRE PESO POR MILHEIRO DESSES TIJOLOS.

    CONTATO:
    Marcos
    55-17- 99744-4354 Whatsapp 55-17-98143-1414 55-17-99106-5162claro
    marcosdepaulaargapoli@ gmail.com

    COMO CONSTRUIR COM ECONOMIA E RAPIDEZ

    ResponderExcluir
  6. Tenho interesse em montar uma fabrica no estado da Bahia da massa polimerica onde encontra a matéria prima segue meu contato quem sobe email zueliton@outlook.com

    ResponderExcluir
  7. MASSA PRONTA BLOCOLA VOCÊ CONHECE !!
    MUITO + FACILIDADE E TECNOLOGIA PARA SUA OBRA!!
    Para mais INFORMAÇÕES, cotação e VENDAS:
    sorocabamais@gmail.com
    15 3327.8880 // 15 97401.3434 // Id Nextel 99*7534 // whatsapp 015981198888

    ResponderExcluir
  8. É simplesmente fantasco, gostria de conher a formula para fabricar, voce tem a formula paran vender Alessandra

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Visualizando seu blog, vi que um dos questionamentos mais comentados, são sobre obras feitas com este produto. Pois bem, meu nome é Derci sou da Biomassa do Brasil, somos realmente pioneiros no processo aplicador em bisnagas de argamassa polimerica.
    Caso precise, temos cases em vários estados do Pais.
    É so solicitar informações.
    Estou a disposição.
    derci.almeida@biomassadobrasil.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Derci tem algum representante em anapolis Go.sou mestre de obras e e achei muito interesante.

      Excluir
    2. Tenho interesse no cola blocos meu zap 73982014642

      Excluir
  10. bom dia! somos uma empresa que também fabrica a massa polimerica maiores informações entre em contato tintasmegalux@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gOSTARIA DE VER QUAL A COMPOSIÇÃO QUIMICA DE UMA ARGAMASSA POLIMERIA E O METODO DE MISTURA

      Excluir
  11. Gostaria de saber se este produto suporta a construção de uma casa, desde as paredes ao telhado?

    ResponderExcluir
  12. Essa cola pode ser usada em parede geminada ? Ela não compromete a acústica dá obra ?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, estou para começar uma obra,É queria ter mesmo certeza que essa cola funciona mesmo como é um material que poucas pessoas aqui na minha região conhece então estou em dúvida quanto a limpeza custo,praticidade,Não tenho dúvidas e sim quanto ao material se realmente é confiável pois vou fazer o segundo pavimento,Queria saber sobre se preciso assim que terminar a colagem dos Tijolos se se tenho que embolsar logo em seguida e se o tijolo depois de colado solta fácil

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, estou para começar uma obra,É queria ter mesmo certeza que essa cola funciona mesmo como é um material que poucas pessoas aqui na minha região conhece então estou em dúvida quanto a limpeza custo,praticidade,Não tenho dúvidas e sim quanto ao material se realmente é confiável pois vou fazer o segundo pavimento,Queria saber sobre se preciso assim que terminar a colagem dos Tijolos se se tenho que embolsar logo em seguida e se o tijolo depois de colado solta fácil

    ResponderExcluir