segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Engenharia Civil

Engenharia civil é o ramo da Engenharia que lida com a concepção, construção e manutenção do ambiente físico, construído ou natural, incluindo obras como estradas, pontes, canais, barragens e edifícios.
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a elétrica, mecânica, química, entre outras. Em alguns poucos países, como a Bélgica e a Alemanha, o termo engenharia civil ainda é usado no seu sentido lato original, agrupando várias especialidades entre as quais a de construção de obras que é designada engenharia de construção.

O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

É difícil determinar quando e onde ocorreu o início da engenharia civil, uma vez que esta se confunde com o próprio início da história humana. O ser humano utilizava cavernas como abrigo para se proteger da chuva e do frio e a colocação de troncos para se atravessar um rio são a demonstração dos primeiros conhecimentos de práticas primitivas da engenharia civil. As primeiras construções criadas pelo homem começaram entre 4000 e 6000 anos atrás no Antigo Egito e na Mesopotâmia, quando os seres humanos começaram a abandonar a vida nômade e passaram a construir habitações permanentes. Nesse período, o transporte também se tornava um aspecto importante da sociedade da época.
Por volta do ano de 2550a.C., Imhotep, considerado o primeiro engenheiro da história, construiu uma pirâmide de degraus para o Rei Djoser localizada em Saqqara, Egito. Com ferramentas simples e conhecimentos matemáticos ele criou um monumento que resiste até hoje. As suas maiores contribuições para a engenharia da época foi a descoberta da arte da construção com pedras moldadas. Com isso, os próximos engenheiros puderam construir gigantescas construções com habilidade e imaginação. Outras construções da história também são notáveis, como o sistema de abastecimento de água Qanat (feito há mais de três mil anos e com mais de setenta quilômetros de extensão), o Partenon construído pelos gregos e a Grande Muralha da China. Mas uma grande maravilha da engenharia dos tempos antigos é a cidade inca de Machu Picchu, onde hoje é o Peru, construída por volta do ano 1450. Construída sobre as montanhas dos Andes, a cidade possui engenhosos sistemas de água corrente, sistemas de drenagem, produção de comida e estruturas que perduraram por mais de quinhentos anos.
Através da história antiga e medieval a maior parte das construções eram criadas por artesãos, como pedreiros e carpinteiros, que eram considerados mestres de obras. O conhecimento sobre engenharia era sempre retido e raramente era substituído por avanços. Prédios, estradas e toda a infraestrutura existente na época eram repetitivas, e o aumento da escala era feito simplesmente com um incremento nas medidas.
A engenharia civil utiliza, como ferramentas mais usuais, a computação, a matemática, a física, a química, e um conjunto de técnicas no desenvolvimento de suas atividades, entre as quais os modelos matemáticos e os modelos físicos nos mais diversos laboratórios de engenharia civil das diferentes modalidades. Além destas, aplica contribuições da administração e da economia. Trata-se de ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, de ciência básica, para alcançar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerência de empreendimentos.

Na solução de problemas complexos, como aqueles associados a problemas de hidráulica, hidrologia, mecânica dos solos, mecânica dos fluidos, mecânica estrutural, de estruturas esbeltas e nanoestruturas a engenharia civil utiliza a modelagem computacional e a modelagem física.

Bom galera, pra começar o primeiro post teria que ser uma pequena explicação da profissão pela qual me apaixono cada dia mais. Espero que gostem!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário